Como Fazer o Visto Americano. O Guia Completo Definitivo.

Imagine o que você pode fazer com 500 reais!

Imaginou? Então aproveite essa quantia de dinheiro e faça o que quiser com ela, pois esse é o valor que você vai economizar ao ler esse artigo.

Aqui vou ensinar a você, passo a passo e de forma detalhada, como fazer a solicitação do seu visto americano, por conta própria, sem precisar contratar uma agência ou profissional para isso.

Visto americano
Visto americano

 

Antes de escrever esse artigo, pesquisei o valor que essas agências estão cobrando pelo serviço e a média encontrada ficou nos 500 reais já citados. Há algumas agências que chegam a cobrar até 600 reais.

Embora o processo seja um pouco demorado, ele é bem simples de fazer. Portanto, continue lendo, pois explicarei de forma sucinta cada etapa.

 

1 – Formulário DS-160 para o Visto Americano

Formulário DS-160
Formulário DS-160

O primeiro passo é preencher o formulário DS-160, disponível aqui.

Logo de início, você deve selecionar a cidade onde você fará a entrevista (“Select a location where you will be applying for this visa“). Para nós, brasileiros, são apenas 4 opções: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Em seguida clique em “Start an Application” e aí sim começa-se a preencher o formulário, que é relativamente grande, levando entre 60 e 90 minutos para seu completo preenchimento.

São diversas perguntas sobre o solicitante, como:

  • dados pessoais,
  • documentos,
  • endereço,
  • passaporte,
  • trabalho,
  • formação,
  • contato nos Estados Unidos,
  • saúde,
  • data da viagem (que você não precisa dizer exatamente),
  • entre outras informações.

Utilize informações atualizadas e verdadeiras para não correr o risco de ter o visto negado.

As únicas informações que não exigem precisão são as datas, pois talvez você ainda nem tenha comprado as passagens, bem como as informações relativas a contato nos Estados Unidos, pois você não é obrigado a ter um conhecido lá. Coloque o endereço de um hotel ou de uma loja da cidade que você pretende ficar.

O site é todo em inglês, mas grande parte do formulário foi traduzido, bastando passar o mouse em cima de qualquer frase para ver a tradução. O problema é que isso nem sempre funciona. A cada página concluída, não esqueça de salvar, pois caso precise interromper, poderá continuar de onde parou.

O tipo de visto para turista é o B2 (Tourism/Medical Treatment). Geralmente eles concedem o visto B1-B2, que foi o nosso caso.

Comprovante de preenchimento do formulário DS-160.
Comprovante de preenchimento do formulário DS-160.

Ao terminar o preenchimento do formulário, você deve imprimir o comprovante. É muito importante imprimi-lo, pois você precisará dele nas duas entrevistas.

 

2 – Pagamento e Agendamento

Hora de realizar o pagamento e agendamento.
Hora de realizar o pagamento e agendamento.

Nesta segunda etapa, você vai realizar o pagamento e agendar as entrevistas.

Comece clicando aqui. Será necessário criar um usuário. Clique em “Acessar” no lado direito superior e “criar uma nova conta”, muito semelhante ao processo de criar uma conta de e-mail.

Em seguida será realizada uma pergunta, responda “Completei o formulário de solicitação para o Visto Americano de Não Imigrante (DS-160) e preciso solicitar o visto”. Em seguida, entre com nome, e-mail e senha.

Aqui você vai primeiramente realizar o pagamento da solicitação de visto, que custa US$ 160 e pode ser pago com cartão de crédito ou boleto.

Após o pagamento, vem a etapa de agendamento das entrevistas. Preste bastante atenção nesta parte: o primeiro agendamento que você faz é a entrevista no consulado (numa daquelas quatro cidades citadas anteriormente), seguido pelo agendamento no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). No entanto, na prática, você vai primeiro no CASV, depois é que vai no consulado. Então atente para isso na hora de marcação das datas. Você pode marcar o consulado a partir do dia seguinte que for no CASV.

OBS: Para Brasília e Recife você pode agendar horários para o CASV e Consulado no mesmo dia.

Um detalhe importante neste momento do pagamento e agendamento: se você estiver solicitando o visto americano para mais de um membro da família, como cônjuge e filhos, você fará apenas uma solicitação, incluindo todos os membros no mesmo processo, o que facilita bastante. Assim vocês estarão sempre juntos, inclusive a entrevista no consulado é realizada com todos os membros ao mesmo tempo.

 

3 – Atendimento no CASV

visto americano 6
CASV.

Para o atendimento no CASV, você tem mais opções, além das quatro cidades que já possuem consulado, Porto Alegre e Belo Horizonte possuem esse atendimento e São Paulo possui duas opções de endereços.

Leve com você, tanto para a etapa do CASV, quanto para a entrevista no consulado, esses três documentos:

  • Passaporte válido/atual;
  • Comprovante de preenchimento do formulário DS-160;
  • Comprovante de agendamento das entrevistas.

O atendimento no CASV é bem rápido e tranquilo, onde você vai apenas tirar as fotos para o visto americano e fazer as impressões digitais. Fizemos essa etapa em Porto Alegre e em menos de 10 minutos já estávamos liberados.

Outra dica importante que nos deram nesse primeiro atendimento foi levar, por conta própria, fotos 5×5 para a entrevista no consulado no dia seguinte, pois há uma pequena possibilidade das fotos realizadas no CASV não chegarem ao consulado, seja por falta de tempo ou qualquer outro problema tecnológico.

 

4 – Entrevista no consulado

Fila no consulado americano.
Fila para a entrevista de solicitação do visto americano.

A próxima etapa é a entrevista no consulado americano escolhido na etapa do agendamento. Além dos três documentos obrigatórios citados no passo anterior, é aconselhável levar documentos extras, pois há uma pequena chance dos fiscais complicarem a aprovação do visto, fazendo perguntas adicionais, como seu trabalho, por exemplo.

Então, leve consigo tudo que puder para comprovar seu vínculo com o Brasil e que não pretende se instalar indefinidamente nos EUA. Por exemplo:

  • Identidade,
  • Habilitação,
  • Comprovantes de endereço,
  • Carteira de trabalho,
  • Contracheques,
  • Comprovação de estudos,
  • Extratos bancários,
  • Impressão das passagens (para comprovar o retorno),
  • Certidão de casamento.

Em São Paulo levamos cerca de duas horas desde que entramos na primeira fila até o final da entrevista. Sinceramente achamos bem demorado, pois são várias filas. Há fila para entrar no prédio, fila prévia para ver os documentos e classificar os solicitantes, fila para o detector de metais e finalmente a fila da entrevista.

Falando em detector de metais, você não pode levar metais para dentro do prédio. Você pode deixar objetos metálicos (celular, chaves, moedas, etc.) no hotel, ou pode alugar um armário na frente do consulado, pois várias lojinhas vizinhas ao prédio fornecem esse serviço.

A entrevista é realizada em pé e, se tudo der certo, levará cerca de 10 minutos. Em resumo, nos perguntaram sobre trabalho, destino nos EUA e o que iríamos fazer lá.

Portanto, fique tranquilo, mantenha a calma e responda todas as perguntas com respostas verdadeiras e de acordo com o que você preencheu no formulário DS-160. Lembrando que aproximadamente apenas 4% dos solicitantes tem o visto negado, e esse número tem diminuído cada vez mais.

 

5 – Entrega

Visto Americano.
Visto Americano.

Depois da entrevista, o passaporte ficará com o oficial americano e será entregue por transportadora para você em cerca de 3 dias úteis, já com o visto, no endereço solicitado no agendamento.

A seguir deixo os endereços dos consulados e CASVs existentes no Brasil. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato por email ou deixe um comentário no final do artigo, que teremos prazer em responder e ajudar.

 

Informações úteis

Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)

Belo Horizonte CASV
Rua Maranhão, 310 – Loja 1 – Edifício Celta – Santa Efigênia
Belo Horizonte – MG 30150-330
Telefone: (31) 3956-0800

Brasília CASV
Edifício Venâncio 2000 SCS, Quadra 8 Bloco B60 sala 340 – Setor Comercial Sul
Brasília – DF 70333-900
Telefone: (61) 3717-5600

Porto Alegre CASV
Avenida Carlos Gomes, 1501 – Três Figueiras
Porto Alegre – RS 90480-005
Telefone: (51) 3251-0321

Recife CASV
Avenida Herculano Bandeira, 949 – Comercial Bandeira – Pina
Recife – PE 51110-130
Telefone: (81) 4042-0050

Rio de Janeiro CASV
Rua Humaitá, 275- Loja A – Humaitá
Rio de Janeiro – RJ 22261-001
Telefone: (21) 3956-9617 ou (21) 3956-0580

São Paulo #1 CASV
Avenida José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo – SP 04057-000
Telefone: (11) 3958-0957 ou (11) 3958-7007

São Paulo #2 CASV
Edifício Gualter – Avenida São Gualter, 308- Alto de Pinheiros
São Paulo – SP 05455-000
Telefone: (11) 3958-0957 ou (11) 3958-7007

Horário de funcionamento:
Segunda à Sexta – 07h às 18h
Domingos – 13h às 18h

Consulados

Brasília
Embaixada dos EUA
SES – Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 03, via L-2
Brasília, DF – CEP: 70403-900
Telefone: (61) 3312-7001
Horário de atendimento: das 8:30 ao meio dia (Seg, Ter, Qui, Sex)

Recife
Consulado dos EUA
Rua Gonçalves Maia, 163
Bairro Boa Vista Recife, PE – CEP: 50.070-060
Telefone: (81) 3416-3050
Horário de atendimento: das 7:00 às 16:00 (Seg, Ter, Qui, Sex)

Rio de Janeiro
Consulado Geral dos EUA
Avenida Presidente Wilson, 147 Castelo
Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20030-020
Entrada pela Rua Santa Luzia
Telefone: (21) 3823-2000
Horário de atendimento: das 9:00 às 14:45 (Seg, Ter, Qui, Sex)

São Paulo
Consulado Geral dos EUA
Rua Henri Dunant, 500,
Chácara Santo Antônio,
São Paulo, SP – CEP: 04709-110
Telefone: (11) 3250-5000
Horário de atendimento: das 7:30 às 15:30 (Seg, Ter, Qui, Sex)