Dia 6.2 – Sausalito e Lombard Street, a Rua mais Torta do Mundo

Depois de fotografar a ponte Golden Gate de tudo que é canto, partimos em direção à pequena e maravilhosa cidade de Sausalito. E no fim do dia terminaríamos conhecendo a Lombard Street, rua mais famosa de San Francisco.

SAUSALITO

Sausalito
Sausalito

Sausalito é uma cidadezinha muito charmosa, onde vivem cerca de 7 mil habitantes.

Se durante a segunda guerra mundial, a cidade era predominantemente industrial; hoje essa característica mudou, predominando as residências e o turismo.

Antes da construção da Golden Gate, Sausalito servia como estação final para o transporte público ferroviário, rodoviário e das balsas que operavam na cidade.

Muitos barcos e até mesmo casas flutuantes são encontradas na região.

Casas flutuantes
Casas flutuantes em Sausalito

Uma rápida passadinha num mercadinho/loja de conveniência (Big Sky & Greenhouse) na entrada da cidade para comprar mais remédios para os resfriados e em seguida comer algo pois a fome estava forte.

Paramos no primeiro café que encontramos, o Taste of Rome. Lanchamos por 14 dólares, para dois. Na verdade há muitas outras opções para comer, só escolher a que mais agrada.

Taste of Rome
Taste of Rome, ótimo lugar para comer.

A cidade é muito agradável. Deu vontade de ficar mais tempo por lá e até pernoitar. Mas, como já estava tarde, resolvemos voltar.

Sausalito

Na volta, após um trânsito bem congestionado na ponte, paramos na loja de esportes Sports Basement Presidio, pois eu queria ver como estavam os preços comparados aos do Brasil.

Como não gostei muito do que vi, nem dos preços, fomos embora sem comprar nada. Mas a loja é bem grande, com diversas opções, pra todos os esportes. Recomendo visitar.

 

LOMBARD STREET

Lombard Street

Ao chegar na Lombard Street, a rua mais torta do mundo, já havia dezenas de turistas, que assim como nós, queriam fotografar a famosa sinuosa rua da cidade.

Na verdade a Lombard cruza grande parte da cidade, tendo mais de 4 km de extensão. Porém, ela é famosa pelo pequeno trecho de pouco mais de 100 metros, onde possui 8 curvas sinuosas localizadas em cima de uma lomba com 27º de inclinação.

Ela tem essa característica porque os moradores da região, no início do século 20, estavam insatisfeitos com a desvalorização de seus imóveis e com a alto grau de inclinação da rua, onde devido a isso poucas pessoas transitavam.

Então, engenheiros da época tiveram a ideia de fazer a rua nesse modelo, para diminuir a inclinação da lomba e com isso facilitar o acesso de veículos e pessoas.

Consequentemente acabaram criando um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, a rua mais torta e mais bonita de San Francisco.

Lombard Street, na parte alta
Lombard Street, na parte alta

No alto da rua você tem uma vista privilegiada da cidade. Em qualquer lugar que você estiver com sua câmera, é garantido que você vai fazer fotos bonitas.

Caminhando um pouco mais no sentido dos trilhos do bondinho, você consegue ver a ilha de Alcatraz ao fundo. Mais fotos para o álbum.

Como estávamos de carro, descemos as 8 curvas da rua, fazendo o zigue-zague. Lá em baixo mais fotos para a coleção.

Lombard Street, na parte de baixo
Lombard Street, na parte de baixo

Como chegar na Lombard Street?

  • De carro, onde você pode inclusive descer a rua com seu carro.
  • A pé, se estiver na região de Fisherman’s Wharf, são apenas 10 minutos de caminhada.
  • De bondinho, pegando a linha Powell/Hide. Ele para bem no topo da rua, no início da descida. Mas não fica muito tempo parado.
  • De ônibus: Linha 30 que sai da Union Square. Só que desce na parte de baixo da Lombard e assim você tem que subir a rua a pé.

Veja no mapa aonde fica:

Você pode ver essa rua em alguns filmes como Um Corpo que Cai (1958) e Magnum 44, estrelado por Clint Eastwood. Ou em jogos, como GTA San Andreas, Driver San Francisco e no mais recente Watch Dogs 2.

PIZZA HUT

Após visitar essa rua, voltamos para o hostel para descansar.

Uma hora depois fomos até a Pizza Hut que fica na rua de trás da nossa, na Geary St., e levamos nossa janta para casa. Uma deliciosa pizza quatro queijos por 18 dólares.

Nos vemos no próximo dia, conhecendo Napa Valley.