Taxas por Bagagem em Voos domésticos nos EUA

Cobrança por bagagem.

Alguma vez você já teve que pagar taxas extras por bagagem em algum de seus voos?

Felizmente essa prática ainda não chegou no Brasil. Aqui ainda não é cobrada taxa por bagagem. Mas não duvido que em breve apareça por aqui.

Pois saiba que nos EUA, é muito comum a cobrança de taxas por bagagem, em voos domésticos. Quase todas as companhias realizam essa cobrança.

Me refiro à bagagem normal, essa que geralmente temos direito a duas malas de até 23 Kg.

Bagagem Cobrada na Prática

Cobrança de bagagem da United Airlines.

Ao planejar a viagem para os Estados Unidos, nosso roteiro seria Porto Alegre – Las Vegas, com conexões em Brasília e Atlanta.

Dormimos duas noites em Vegas e então pegamos um voo doméstico com a United Airlines, comprado a parte, de Las Vegas para San Francisco. Neste voo doméstico descobrimos que a companhia cobrava 25 dólares por cada bagagem despachada por pessoa.

Isso porque só tínhamos uma cada um. Caso contrário, a segunda bagagem custaria 35 dólares.

Ao pesquisar melhor o assunto, verificamos que quase todas companhias americanas cobram essa taxa, com pequenas variações de valor entre elas. Então não tinha muito como escapar. Veja a lista das companhias logo abaixo.

O detalhe importante é que essa cobrança é feita apenas para voos domésticos. Notem que ainda fizemos o trecho Atlanta – Las Vegas, bem como a volta Las Vegas – Atlanta.

Nesses casos não foram cobradas taxas pois já faziam parte do voo internacional, sendo apenas conexões do voo POA – LAS.

Além disso, é importante saber que para os voos internacionais, cada passageiro tem direito a ir e voltar com duas malas de até 32 kg cada. O limite de peso para voos domésticos é 23 Kg.

Mesmo que pegue conexões dentro do país (como foi o nosso caso), ainda assim você tem esse direito, sem cobranças de novas taxas.

Aqui uma relação das principais companhias e o quanto cada uma delas cobra por bagagem, em dólares:

Cobrança por Bagagem das Companhias

Dicas para não Pagar a Taxa por Bagagem

A seguir, algumas dicas para tentar evitar essas taxas:

– Fidelidade com a companhia: Você precisa viajar bastante com determinada companhia e chegar naqueles níveis mais altos, gold, platinum, por exemplo. Assim, algumas companhias não cobram as taxas de bagagens desses clientes.

– Planejamento: sair daqui do Brasil já direto para o seu destino final, sem precisar comprar novos trechos, evitando fazer voos domésticos.

– Turismo de carro: se o destino que você pretende visitar for relativamente perto, pense em ir de carro. Assim você ainda aproveita e conhece várias cidades no caminho.

– Classe: Geralmente essas taxas são cobradas para as classes mais econômicas das tarifas. Em algumas companhias, as classes mais altas são isentas de pagar a franquia.

Veja na imagem a seguir, o exemplo da própria United:

Vantagens para clientes da United.

– Southwest: única companhia americana que não cobra pelas duas primeiras bagagens despachadas por cliente. Cobra a partir da 3ª.

Militares americanos possuem isenção em alguns casos. Curioso é que eles possuem diversas regalias em diversos outros estabelecimentos, como restaurantes, bancos, etc.

Se esse artigo foi útil para você de alguma forma, deixe um comentário abaixo nos contando. Se tiver alguma dúvida, comente ou entre em contato conosco.

Sair da versão mobile