Airbnb é confiável? 11 dicas para mostrar que sim, pode usar sem medo.

Já imaginou poder se hospedar em qualquer casa ou apartamento pelo mundo, sem precisar ser dono dele?

Com o Airbnb isso é possível.

Para quem não conhece, o Airbnb é um site/aplicativo de hospedagem, com uma proposta bem diferente dos tradicionais hotéis.

Com ele você pode se hospedar em casas, apartamentos ou apenas quartos de pessoas comuns, como eu e você, e aproveitar tudo o que a casa dispõe, desde que permitido pelo anfitrião.

Se você tem dúvida se o Airbnb é confiável, logo abaixo listarei algumas dicas que confirmam que sim, é extremamente confiável e você pode reservar seu apartamento com total tranquilidade.

QUANDO SURGIU

Criado em 2008 quando dois jovens estudantes, com pouco dinheiro e com o aluguel vencendo, resolveram alugar um colchão de ar em um pequeno espaço de sua casa. Por isso o nome “AirBed’n Breakfast”. Desde então o negócio apenas cresceu e se tornou um grande sucesso.

Hoje a empresa está presente em 191 países e em mais de 34 mil cidades, possui mais de 2 milhões de acomodações, 60 milhões de hóspedes, e oferece também além de casas, quartos e apartamentos, castelos, iglus, barcos, ilhas e até casas na árvore.

Utilizar o Airbnb.com é muito simples. Vamos às dicas:

1 CRIE UM PERFIL AGRADÁVEL

Perfil.
Perfil.

Faça um perfil bastante agradável, coloque fotos sorrindo e escreva uma descrição sobre você.

Se você quer confiança, preencha o perfil completo e faça todas as verificações possíveis, como número de telefone, sincronização com contas do Facebook, Google, Linkedin e e-mail. Afinal, é isso que torna o Airbnb possível, tudo gira em torno da confiança das pessoas.

Saiba que é possível você ter uma proposta de reserva recusada, principalmente se o anfitrião não confiar no seu perfil. Portanto, capriche na construção dele. É assim que você vai conseguir melhores hospedagens.

Pense o seguinte, você iria gostar de alugar o apartamento de uma pessoa que você não sabe quem é? Ou mesmo alugar a sua casa para uma pessoa que você não tem informações suficientes?

2 FAÇA SUA BUSCA

Tela principal
Tela principal

Aqui o início é simples. Insira as datas que você deseja se hospedar, o destino e o mais importante, a quantidade de hóspedes e clique em Buscar.

Esse detalhe da quantidade de hóspedes é importantíssimo e eu não vejo muita gente comentar e ensinar. Isso porque alguns anfitriões cobram um valor a mais por hóspedes extras. Por exemplo, se uma diária para uma pessoa custa 80 dólares, para duas pode custar 100.

Mas reforço, nem todos fazem isso.

Outro detalhe importante é que as datas podem variar de valores. Determinada semana pode estar mais cara ou mais barata do que outra, por exemplo.

3 EXPLORE OS FILTROS

Filtros e Mapa
Filtros e Mapa

Utilize os filtros para otimizar a sua busca.

Logo de cara você vê alguns filtros que podem ser utilizados, como Faixa de preço e tipo de acomodação.

Esse último cabe um destaque, são três tipos de acomodação: a) Casa/apto inteiro, b) Quarto inteiro e c) quarto compartilhado.

Obviamente a primeira opção é a mais cara e a última a mais econômica. Pense na primeira se estiver procurando sossego e na terceira se estiver planejando uma viagem bem econômica. Nós utilizamos apenas a segunda opção, um misto de economia e sossego.

Ao abrir a opção “Mais Filtros”, aparecerão diversas outras opções para refinar a sua busca, como bairros e comodidades (wifi, piscina, etc). Use-as como preferir.

Atente-se ainda para os ícones do raiozinho e da medalha.

Lembram que eu disse que você pode ter uma reserva recusada, dependendo do seu perfil? Pois então, esse raio significa que você pode reservar a hospedagem sem precisar esperar que o pedido seja aceito.

Já a medalhinha mostra os anfitriões mais confiáveis.

4 MAPA E LOCALIZAÇÃO

Já que falamos em mapa no item anterior, perceba que conforme você vai utilizando os filtros, o mapa a direita atualiza e mantém apenas as hospedagens filtradas.

Utilize esse mapa para selecionar melhor a sua hospedagem, de acordo com os bairros e regiões que você deseja.

Mas não só isso. Abra o google maps e utilize o Street View para verificar a região da residência. Faça isso na própria rua e nas redondezas. Procure pelo que considera imprescindível, como um mercado perto, farmácia, bares, etc.

Faça isso também para evitar regiões perigosas.

5 CONVERSE COM O ANFITRIÃO

Troca de mensagens.
Troca de mensagens.

Aproveite para conversar e fazer perguntas ao anfitrião. Esclareça todas as suas dúvidas com ele antes de reservar.

Eu, por exemplo, entrei em contato com o anfitrião do hostel que fiquei em San Francisco e descobri que dos 20 quartos que ele possuía, apenas 2 tinham banheiro particular. Com isso acabei reservando exatamente um desses que ele me informou.

Para o quarto que aluguei em Los Angeles, precisei falar com a anfitriã para esclarecer dúvidas sobre garagem. Ela até acabou cedendo a garagem dela para mim, mas eu nem usei. Confiei em estacionar o carro na rua mesmo.

6 COMENTÁRIOS

Ainda está em dúvida se o Airbnb é confiável?

Então aproveite a sessão de comentários para se tranquilizar.

Os comentários servem exatamente como uma prova social para comprovar a qualidade do serviço, da hospedagem, bem como a honestidade do anfitrião.

Todos depoimentos ali postados são reais.

Além disso eles são importantes para você descobrir alguns detalhes negativos omitidos pelo proprietário, e tentar esclarecê-los ou evitar uma hospedagem que você estava quase reservando.

Lembre-se de, após se hospedar, deixar um comentário sobre o anfitrião e sua hospedagem. Conte para a comunidade como foi a sua experiência.

7 FAÇA SUA ESCOLHA E LEIA AS REGRAS

Regras
Regras

Após cumprir todas as etapas anteriores, escolha seu preferido (ou mais de um, para comparar) e leia as regras. Repito, leia as regras.

Os anfitriões não colocam as regras por acaso. Eles são os donos da casa e querem que seus hospedes mantenham a organização e boa convivência dentro da residência.

As regras mais comuns são: não fumar, não usar drogas, não fazer barulho, não levar animais, não levar outras pessoas.

Há também regras mais específicas como: não dormir no sofá da sala, não usar sapatos dentro de casa, não deixar luzes acesas, entre outras.

Ou ainda, regras de acordo com o estilo de vida, como não comer carne em nenhum lugar da casa, por exemplo.

Além das regras, nessa etapa você também verifica todas as informações da hospedagem, como:

  • Horário de check-in e check-out;
  • Comodidades: wifi grátis, ar condicionado, poder usar a piscina, a cozinha ou outra parte da casa, se é permitido animais, etc.
  • E o principal: os preços e taxas.

8 PREÇOS

Lembre-se que o preço que você vai pagar não é apenas aquele preço que mostrado anteriormente, na etapa dos filtros.

O preço final é composto por taxas extras.

Alguns anfitriões incluem taxa de limpeza e taxa de serviço. Veja na imagem anterior.

Existem alguns proprietários que ainda podem cobrar a taxa “Imposto de Ocupação”. Então, preste atenção ao preço final.

Lembrando o que eu já comentei: os preços variam entre as datas e conforme a quantidade de pessoas.

Outro detalhe importante é que nem sempre o Airbnb é o local mais barato para hospedagem. Não deixe de comparar com os tradicionais sites de busca de hotéis.

Atualização Agosto/2016: Reservando uma hospedagem através deste link aqui, você (e eu também) ganha 27 dólares em créditos de viagem para usar na sua reserva (aproximadamente R$ 85). Aproveite.

9 PAGAMENTO

Após finalmente definir o seu preferido, clique em “Pedir para Reservar” (ou Reserva instantânea para os que possuem o raiozinho).

O Airbnb aceita a maioria dos cartões de crédito, como Visa, Master, AMEX, etc.

Aceita também pagamento via Paypal. Se você ainda não possui uma conta no Paypal, pense em criar a sua.

Até pouco tempo atrás, o pagamento era todo feito à vista, mas recentemente incluíram a opção de parcelar em até 3 vezes.

Escolha a sua forma preferida de pagamento.

Importante lembrar que após realizar sua reserva, o host terá 24 horas para confirmar a sua solicitação. E somente quando ele confirmar essa solicitação é que você terá o valor debitado. Se ele não aceitar, sua reserva é cancelada e você não será cobrado.

Para a reserva instantânea você será cobrado na hora da confirmação.

10 CANCELAMENTO

Políticas de cancelamento
Políticas de cancelamento

Este é um item importante que mostra quanto o Airbnb é confiável.

Quando estiver pesquisando sua hospedagem, preste bastante atenção na modalidade de cancelamento oferecida.

A maioria dos proprietários utiliza as três primeiras: Flexível, moderada e rigorosa. Nunca vi um caso de Super Rigorosa ou superior.

Na Flexível, você consegue o reembolso integral das diárias, solicitando cancelamento até um dia antes. Na moderada ocorre a mesma situação, só que você deve pedir o cancelamento até 5 dias antes. Enquanto que na Rigorosa, o cancelamento deve ser solicitado uma semana antes, e você só recupera 50% do valor das diárias.

11 CHAVES

Se você alugar um quarto, o anfitrião provavelmente estará em casa para recebe-lo.

Caso você alugue um imóvel inteiro, entre em contato com ele para marcar um local, data e hora para a entrega das chaves.

Sempre combine com o anfitrião como ocorrerá a entrega das chaves. O encontro pode ocorrer em qualquer situação, como no local de trabalho dele, na casa de um familiar, ou em qualquer outro lugar.

Como sempre alugamos quartos inteiros, sempre fomos recebidos pelo anfitrião, em casa mesmo, sem nenhum problema.

 

VANTAGENS

Usar o Airbnb oferece diversas vantagens que hotéis comuns não oferecem. Por exemplo:

  • Preço mais acessível.
  • Ambiente mais acolhedor.
  • Vivenciar a cultura local.
  • Praticar o idioma local com o anfitrião.
  • Fazer novas amizades.

DESVANTAGENS

Porém, há também algumas desvantagens, como:

  • Você tem que arrumar o próprio quarto. Em hotel não precisa fazer isso.
  • Não há um Front Desk disponível para você 24 horas por dia.
  • Parcelamento no máximo em 3 vezes.

 

Nunca é demais lembrar as regras de bons costumes. Nunca mexa nos pertences do anfitrião, a não ser que ele permita. Nunca coma as comidas dele, não use suas roupas e cuidado para não quebrar ou estragar nada.

Respeite as regras que ele colocou no anúncio, pois você concordou com elas quando contratou. Ou seja, deixa a casa exatamente como a encontrou. Como você gostaria que fizessem com você.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Utilizamos o Airbnb para alugar um hostel em San Francisco e um quarto em Los Angeles.

SAN FRANCISCO

Em San Francisco, os hotéis são absurdamente caros, por isso aproveitamos para testar esse novo sistema.

O hostel fica na O’Farrell St, bem próximo da Union Square. É bem confortável e o preço estava acessível. Apenas tivemos um pouco de dificuldade para achar o local de entrada, pois era meio escondido.

Recomendo sinceramente que você fique perto da Union Square, pois é um dos pontos mais completos da cidade.

Nessa área você encontra uma enorme variedade de lojas, restaurantes, lanchonetes e meios de transporte que te levam para qualquer lugar da cidade.

Apenas tenha cuidado com os homeless. Em San Francisco tem vários deles. Não são perigosos, pois não incomodam, mas não custa ficar atento e evitá-los.

LOS ANGELES

Casa onde alugamos nosso quarto.
Casa onde alugamos nosso quarto.

O Airbnb também foi utilizado para reservarmos um quarto na casa de uma americana, em Santa Monica.

Escolhemos essa região de Los Angeles por diversas vantagens, como ficar perto da praia, ser uma região residencial, bonita e organizada, e um pouco por influência do GTA.

Nossa anfitriã era uma jovem muito simpática e educada, que nos deixou a vontade para usar todas as dependências da casa, inclusive a cozinha. O quarto não era muito grande, mas em compensação, era aconchegante.

Finalizando, viu como o Airbnb é confiável?

Atualização Agosto/2016: Lembrando, ao fechar uma hospedagem através deste link aqui, você (e eu também) ganha 27 dólares em créditos de viagem para usar na sua reserva (aproximadamente R$ 85). Aproveite.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre como utilizar o site, ou deseja fazer uma pergunta, escreva um comentário aqui embaixo.

Vamos adorar te ajudar e responderemos o mais rápido possível.